Equipe

A equipe da Situated é formada por consultores associados, que recebem suporte do seu Conselho Técnico-Científico, por meio de parcerias com as Universidades às quais pertencem. Além disso, contamos com a participação de consultores especialistas, que colaboram com projetos específicos, de acordo com sua área de expertise.

Conselho Técnico-Científico

O Prof. Rodrigo Ribeiro é especialista em expertise, com foco na otimização de processos de retenção, desenvolvimento e difusão de conhecimento tácito nas organizações. Ele é o criador da ideia de Gestão do Conhecimento Tácito e inventor das primeiras metodologias desenvolvidas e patenteadas pela UFMG. Suas pesquisas e projetos concentram-se nos setores de mineração, construção civil, siderurgia e pirometalurgia, com pesquisas de campo no Brasil e Japão. Dentre os projetos e trabalhos realizados em empresas, destacam-se a utilização das metodologias de Gestão do Conhecimento Tácito para: (i) dar suporte a todo o processo de seleção, contratação e composição de equipes visando o ramp-up de uma planta de CAPEX de US$8bilhões e 2.125 pessoas; (ii) o mapeamento de expertise em uma empresa aeronáutica de ponta; (iii) a implementação de trilha de desenvolvimento para operadores remotos em uma empresa de energia; e (iv) implementação de um programa de Retorno da Experiência (REX) em empresa siderúrgica. É professor da UFMG desde 1998,  tendo atuado como Vice-Diretor de Inovação (CTIT-UFMG) (2018-2019) e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção (2015-2019). Ele possui doutorado em Sociologia do Conhecimento Científico e Tecnológico no Centre for the Study of Knowledge, Expertise and Science (KES) da Universidade de Cardiff, Reino Unido (2007). É mestre em Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais pela Universidade de Cardiff (2004) e Engenharia de Produção pela UFMG (1998), com especialização em Gestão Empresarial pela VALE-Fundação Dom Cabral (Turma PCJ-1992), tendo se graduado em Engenharia Civil pela FEA-FUMEC (1991). No ano de 2013, realizou pós-doutorado em Fenomenologia da Percepção aplicada à indústria na Universidade da Califórnia, Berkeley. Dada a sua habilidade de fazer a conexão entre os mundos acadêmico e industrial, foi agraciado pela Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), do Ministério da Educação, com uma “Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora” (2015-2021).

É especialista na área de análise de acidentes, análise de competências, saber tácito e capitalização da experiência em projetos. Atualmente, tem desenvolvido projetos junto à Petrobrás (resgate da experiência dos operadores em projeto de plataformas) e com a SECTES – Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais (para diagnosticar necessidades de formação e elaborar programas de qualificação profissional para fomentar o desenvolvimento de arranjos produtivos locais), além de programas de formação e desenvolvimento de novas tecnologias no sistema único de saúde – SUS (mais especificamente no PSF – Programa de Saúde da Família em âmbito municipal). Dentre os projetos e consultorias realizadas em empresas, destacam-se também pesquisas realizadas em controle de processos contínuos (cimento, petroquímica e siderurgia). Possui graduação em Engenharia Mecânica (UFMG), mestrado na mesma área, com ênfase em Projeto (UFSC), e doutorado em Ergonomia (CNAM – Paris), no laboratório do Prof. Alain Wisner, onde foi desenvolvida a metodologia de AET – Análise Ergonômica do Trabalho. Posteriormente realizou o pós-doutoramento em Ergologia (Université de Provence – França), quando ampliou sua formação com uma equipe pluridisciplinar de Análise de Situações de Trabalho (APST). Atua em vários cursos relacionados ao trabalho (Ergonomia, Engenharia de produção, Psicologia do trabalho, Engenharia de segurança), onde é o responsável pelas disciplinas de Metodologia de Pesquisa e de Análise do trabalho, o que lhe permitiu ter uma ampla visão das diversas estratégias de pesquisa, sobretudo em pesquisas empíricas da atividade em situações reais.

É especialista nas áreas de confiabilidade humana, gestão de riscos e cultura de segurança. Foi responsável, junto ao Prof. François Daniellou (CNAM-Paris), pelo desenvolvimento do sistema de Gestão de Segurança Integrada da Électricité Réseau Distribution France (EDF) e participou de projetos de desenvolvimento de segurança integrada e de análise cognitiva de acidentes em plataformas de petróleo da Petrobras junto ao grupo de pesquisadores da COPPE/UFRJ. É professor do curso de Engenharia de Saúde e Segurança da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) desde 2015. Possui doutorado em Ergonomia pela Universidade de Bordeaux, França (2014), mestrado pelo Conservatório Nacional de Artes e Ofícios (CNAM-Paris, 2010), especialização em Ergonomia (UFMG, 2006) e graduação em Fisioterapia pela PUC/MG (2004). Possui experiência como pesquisador e consultor em ergonomia (2006-2009) e como pesquisador e docente no CNAM (2011-2013).

É especialista em ergonomia de concepção e análise da atividade. Possui experiência em projetos nas áreas de petróleo e gás, serviços e indústria em geral, projetos de produto e de postos de trabalho e projetos de interface para sistemas de controle e automação. Entre as empresas onde desenvolveu projetos, destacam-se a Petrobrás, Vale, Copasa, SESI/BA/RJ/MG, Siderúrgicas Mineiras e Gerdau. Atualmente, é professor da Universidade Federal de Minas Gerais no ensino profissionalizante (Coltec/UFMG) e, como professor colaborador, na Engenharia de Produção.  Atua também como Coordenador do Laboratório de Interfaces e Produtos Ergonômicos da UFMG e pesquisador do Laboratório de Ergonomia do Departamento de Engenharia de Produção. Possui doutorado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (2011), mestrado em Engenharia de Produção pela UFMG (2000) e graduação em Desenho Industrial pela Escola de Design da UEMG.

Diretores - Consultores Associados

Possui experiência em metodologias de análise do trabalho, nas áreas de mineração (Vale) e fabricação de locomotivas e suas partes (GE Transportation), tanto em projetos de concepção de linhas de produção quanto no uso dessas metodologias para favorecer a usabilidade e a eficiência em projetos de equipamentos, sistemas informatizados e processos organizacionais. De 2013 a 2014, foi Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial (FAPEMIG) em projeto desenvolvido na Planta de Onça Puma, PA, onde realizou a análise do trabalho dos operadores da calcinação. De 2015 a 2016, trabalhou como consultora sênior da Situated para implantação das metodologias de Gestão do Conhecimento Tácito no S11D, uma planta industrial de CAPEX de US$8 bilhões e que entrou em operação ao final de 2016. Possui mestrado em Engenharia de Produção (UFMG, 2015), especialização em Análise da Atividade no Departamento de Engenharia de Produção da UFMG (2012) e graduação em Terapia Ocupacional (UFMG, 2010). Sócia da Situated atua como Diretora Comercial, consultora e pesquisadora sênior.

Possui experiência no planejamento e aplicação de metodologias de análise da atividade para a implementação de projetos técnicos e organizacionais mais aderentes à realidade do trabalho. Atuou em empresas do setor de tecnologia da informação, elétrico, petroquímico e de mineração na implementação de projetos de gestão de riscos, cultura de segurança e eficiência da organização do trabalho, visando à aprendizagem e à manutenção da expertise em equipes de trabalho. Possui mestrado em Engenharia de Produção (UFMG, 2016) na linha “Estudos Sociais do Trabalho, da Tecnologia e da Expertise” e graduação em Psicologia (UFMG, 2014) com ênfase em Processos Psicossociais: Psicologia do Trabalho. Sócia da Situated atua como Diretora Técnica, consultora e pesquisadora sênior.

Possui mais de dez anos de experiência em desenvolvimento de aplicações Web e de software para aplicações científicas.  Possui mestrado em Engenharia Elétrica (UFMG, 2015) na área de Inteligência Computacional – Otimização e graduação em Engenharia Elétrica, com certificado em Computação (UFMG, 2011). Sócio da Situated atua no suporte ao software de Gestão do Conhecimento Tácito (versão 2.0).

Cursos abertos

Inovação

Notícias

Fale conosco